Com este blog pretende-se dar a conhecer um pouco do espirito que irá rodear a equipa de Infantis na proxima temporada.
Procuraremos informar e incentivar tanto os jogadores como o publico que nos ira acompanhar.
Este Blog é informativo, elaborado por simpatizantes do H.C. Sintra, e não reflecte as posições oficiais do Clube ou dos seus dirigentes.
A Administração do blog reserva-se o direito de analisar e autorizar, ou não, a publicação de todos os comentários excluindo todos aqueles que não respeitem os parametros defenidos para o presente.

Plantel 2007/2008

domingo, 4 de novembro de 2007

O Hoquei em Patins e o HC Sintra estão de luto!!!


ANTÓNIO RAIO (1923 - 2007)

Faleceu ANTÓNIO JESUS RAIO JÚNIOR aos 84 anos.
Foi dos primeiros campeões da Europa e do Mundo.
Atleta e Dirigente do seu Clube de sempre – Hockey Club de Sintra.
Sócio de Mérito da Federação de Patinagem de Portugal e da Associação de Patinagem de Lisboa.
Seleccionador Nacional de Hóquei em Patins nos anos 1960, 1961, 1968 e 1969.
Em tempos onde as competições não abundavam conseguiu atingir as marcas de 95 internacionalizações com 22 golos marcados.
Em sua homenagem reproduzimos, com a devida vénia, parte do texto que se encontra inserido no livro Hockey Club de Sintra - Sessenta anos ao Serviço do Desporto e do Concelho de Sintra, de Francisco Hermínio dos Santos, que narra a festa de homenagem e de despedida de António Raio realizada em 15 de Abril de 1958.

“...O jornalista desportivo Alfredo Rebelo, nas páginas do Jornal de Sintra sintetizou, assim, o papel desportivo de António Raio: «Julgamos que o defesa sintrense conseguiu atingir o máximo a que um desportista poderá aspirar, mas, para nós, a maior vitória de Raio foi o prestígio que atingiu ao impor na selecção a sua maneira de jogar. Até então, os defesas jogavam numa faixa restrita, nunca se aventurando a sair da grande área, colocando-se a maior parte das vezes junto ao seu guarda-redes e limitando-se a interceptar e a afastar a bola, sem nunca procurarem colaborar com o médio e os avançados; pois Raio, ao integrar-se na equipa nacional, modificou por completo a táctica usada, passando a actuar umas vezes na defesa, em colaboração com o seu médio, outras descendo vertiginosamente ao campo contrário, servindo os avançados com passagens suaves que tantas e tantas vezes originaram golos» E acrescentou:«Raio, além do seu inultrapassável valor como praticante, atingiu também uma noção perfeita do verdadeiro desportista, pois a sua conduta disciplinar foi irrepreensível , o que contribuiu em grande parte para a estima em que é tido, quer por colegas, quer por adversários»

Transcrito do site da APL

Á familia enlutada enviamos as nossas mais sentidas condolencias.

Sem comentários: